Maria de Fátima Morais
  Workshop
  TITLE
Treino de processos criativos: a experiência de um objectivo comum em diferentes contextos
  ABSTRACT
A criatividade é uma constelação de competências passíveis de serem treinadas. Algumas delas passam pelos processos cognitivos criativos, ou seja, por ferramentas de recepção, de tratamento e de exposição da informação que facilitam uma resolução criativa de problemas. Ser mais flexível na percepção, usar e manipular imagens mentais ou sinestesias, pensar metaforicamente ou descobrir problemas em vez de apenas resolvê-los, promove criatividade. Este workshop pretende então a partilha de alguns conhecimentos sobre tais ferramentas criativas e de exemplos de como têm sido integradas em diferentes quotidianos profissionais. Isto servirá, por sua vez, para desafiar os participantes a (re)pensarem os seus próprios quotidianos de trabalho com o objectivo comum de transformá-los em espaços de promoção da criatividade a partir das suas especificidades.
  BIOGRAPHY
Maria de Fátima Morais é licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Nesta última Universidade, é Professora Auxiliar do Instituto de Educação, leccionando disciplinas de graduação e de pós-graduação.

O domínio de investigação é o da criatividade em contexto educativo, tendo publicações a nível nacional e internacional e orientando teses de mestrado e de doutoramento sobre essa temática.